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Última Atualização:

18 de fevereiro de 2011

VOCABULÁRIO FASHION!

 Dicionário da profissão
Book: o book é o curriculum vitae do modelo, é a sua imagem de marca, aquilo com que vai ser publicitado, logo é o primeiro motor do seu sucesso. Conjunto de fotos do modelo, devidamente organizadas. Antigamente chamava-se portfólio;
Booker: profissional que faz a ligação entre os clientes e os modelos e com quem o modelo lida no dia-a-dia;
Booking: organização do book de acordo com os trabalhos efectuados pelo modelo;
Briefing: explicação sucinta mas explicita do que se pretende num trabalho; 
Casting: entrevista com o objectivo de se conseguir um trabalho especifico;
Chariot: estrutura onde são colocados cabides com roupa;
Clipping: recolha e valorização de informação de imprensa, televisão, rádio e internet
Composite: é o cartão de visita do modelo, com as suas medidas e informações essenciais; com imagens do modelo e contacto da agência onde está;
Direct booking: contratar um modelo que se encontra noutro país para um trabalho especifico;
Exclusividade: regime imposto no contrato entre agência e agenciado, onde o segundo se compromete a não aceitar nenhum tipo de trabalho que não seja da agência ou aprovado por esta. A agência tem total poder de decisão sobre a imagem pública do agenciado;
Go and see: é uma visita organizada pelo agente a determinado cliente para uma futura hipótese de trabalho; 
Head Booker: Quem coordena a equipa de bookers;
Mupies: placards publicitário pequenos;
Olheiro: responsável por andar no mercado e atrair novos talentos;
On stay: modelos estrangeiros que passam uma temporada noutro país.
Opção: hipótese de trabalho que exige confirmação de disponibilidade do modelo;
Outdoors: grandes painéis publicitários (podem ser de vários metros);
Produtor de eventos: director de um grupo de trabalho rsponsável por organizar determinado evento;
Produtor de moda: são pessoas super informadas em história da moda, cinema, literatura, arte e muito atentos a todas as últimas tendências em todas estas áreas. São um elemento fundamental na moda pois são eles que constróem a imagem e determinam a história que se vai contar com determinada criação, num determinado desfile, ou sessão fotográfica, ou anúnico, etç;
Realizador de TV/Publicidade: é quem decide e define as coordenadas de um anúncio publicitário;
Souter: é o “olheiro” de uma agência;
Scouting: acção de investir na procura de novos talentos, através de anúncios publicitários, dos olheiros, etç; 
Segunda opção: quando um cliente pretende contratar um modelo que já tem um trabalho naquela data, marca-se a segunda opção que irá ser aceite caso a primeira seja desmarcada;
Stand By: Quando um modelo, por indicação do cliente, o modelo está inactivo, sem aceitar outros trabalhos, à espera de informações sobre o trabalho.
Fonte: http://reportagemoda.wordpress.com/dicionario-da-profissao/

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